Multimédia
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Define-se Multimédia como sendo a combinação controlada por computador de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico) com um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que uma apresentação ou recuperação da informação se faz de um modo multissensorial, significa que mais que um sentido humano está envolvido no processo.
Multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar ou pesquisar conteúdos. Estes conteúdos estão associados normalmente a um computador pessoal (em inglês personal computer, do qual deriva a expressão “PC”) que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como CD’s (CD-ROM, MINI-CD, CD-CARD) e DVD’s, nas suas ferramentas informáticas está incluída a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações e produtos informáticos com mais facilidade e economia, recorrendo á manipulação a de diversos sentidos como a visão, a audição e tacto.
Tipos de média
Natureza espaço-temporal:
- Estáticos: agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como textos e gráficos.
- Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo, como o áudio e animações. Nestes casos, uma alteração no tempo da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alteração na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico.
- Imersivo: agrupam elementos de informação interactiva em ambientes 3D.
Origem:
- Capturados: são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.
-Sintetizados: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware ou software específico.
Interacção
-Linear: o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo.
- Não linear: o utilizador interage com o processo.
Divulgação
- Online: significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web)
- Off-line: a divulgação off-line de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Tipos de produtos multimédia
Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos média tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Multimédia e percepção: aspectos de uma interacção humano-máquina
A multimédia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e acumulação de conhecimento. Isso porque os recursos multimédia estimulam mais sentidos que as simples média. A partir do momento em que o utilizador é estimulado em mais que um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, a percentagem de eficácia das principais média na percepção humana é de:
-Visual = 55% -Vocal = 38% -Textual = 7%
Quando combinadas, as média tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. Isso ocorre pelo facto dos recursos multimédia serem mais parecidos com as experiências do quotidiano das pessoas. Torna cada vez mais interactivo, cada vez mais real.
Essa interacção humano-máquina proporcionada cada vez mais intensamente pelos recursos multimédia é o que o professor Marcelo Bolshaw chama de cibernética, ou seja, é por causa dessas interacções que ele afirma que somos Cyborgs. Segundo ele, quando fazemos uso de um talher ou um automóvel, interagimos de maneira simbiótica com a máquina. A utilização dos recursos multimédia é justamente uma das formas mais eficazes de garantir um maior proveito dessa relação simbiótica entre humanos e máquinas, o que demonstra a nossa dependência destas.
Elementos Multimédia
· Texto
· Imagens estáticas e fotos
· Vídeo
· Animações
· Áudio
Posted on 08:41 by Miguel Ramos and filed under
Multimédia
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Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.
Define-se Multimédia como sendo a combinação controlada por computador de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico) com um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). Quando se afirma que uma apresentação ou recuperação da informação se faz de um modo multissensorial, significa que mais que um sentido humano está envolvido no processo.
Multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar ou pesquisar conteúdos. Estes conteúdos estão associados normalmente a um computador pessoal (em inglês personal computer, do qual deriva a expressão “PC”) que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como CD’s (CD-ROM, MINI-CD, CD-CARD) e DVD’s, nas suas ferramentas informáticas está incluída a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações e produtos informáticos com mais facilidade e economia, recorrendo á manipulação a de diversos sentidos como a visão, a audição e tacto.
Tipos de média
Natureza espaço-temporal:
- Estáticos: agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como textos e gráficos.
- Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo, como o áudio e animações. Nestes casos, uma alteração no tempo da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alteração na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico.
- Imersivo: agrupam elementos de informação interactiva em ambientes 3D.
Origem:
- Capturados: são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.
-Sintetizados: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware ou software específico.
Interacção
-Linear: o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo.
- Não linear: o utilizador interage com o processo.
Divulgação
- Online: significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web)
- Off-line: a divulgação off-line de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Tipos de produtos multimédia
Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos média tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Multimédia e percepção: aspectos de uma interacção humano-máquina
A multimédia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e acumulação de conhecimento. Isso porque os recursos multimédia estimulam mais sentidos que as simples média. A partir do momento em que o utilizador é estimulado em mais que um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, a percentagem de eficácia das principais média na percepção humana é de:
-Visual = 55% -Vocal = 38% -Textual = 7%
Quando combinadas, as média tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. Isso ocorre pelo facto dos recursos multimédia serem mais parecidos com as experiências do quotidiano das pessoas. Torna cada vez mais interactivo, cada vez mais real.
Essa interacção humano-máquina proporcionada cada vez mais intensamente pelos recursos multimédia é o que o professor Marcelo Bolshaw chama de cibernética, ou seja, é por causa dessas interacções que ele afirma que somos Cyborgs. Segundo ele, quando fazemos uso de um talher ou um automóvel, interagimos de maneira simbiótica com a máquina. A utilização dos recursos multimédia é justamente uma das formas mais eficazes de garantir um maior proveito dessa relação simbiótica entre humanos e máquinas, o que demonstra a nossa dependência destas.
Elementos Multimédia
· Texto
· Imagens estáticas e fotos
· Vídeo
· Animações
· Áudio
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