Tipos de Ficheiro


Uma boa navegação na Internet implica o conhecimento dos vários tipos de ficheiros existentes. A forma como se pode identificar qual o tipo de ficheiro em causa é olhando para a sua extensão, sempre expressa na parte final do nome do ficheiro, como um ponto seguido por 2 a 4 caracteres (.xxx). Para cada tipo de ficheiro existe um tipo particular de software para o abrir ou descomprimir.


Principais extensões
A maioria dos ficheiros são de texto, gráficos, audio ou vídeo e podem ser enquadrados em apenas um de dois tipos: formato ASCII ou formato binário. De seguida são indicadas as principais extensões.


Ficheiros ASCII
.html ou .htm - Estes são documentos (páginas) específicas para visualização na Web. Requerem a utilização dos chamados browsers.
.txt - Ficheiros puros de texto (ASCII), não formatado. Estes ficheiros podem ser editados com um processador de texto (p.e., Microsoft Word), mas também por qualquer editor de texto simples.


Documentos formatados
.doc - Este é um formato comum de texto formatado. Na generalidade são documentos que foram criados usando o Microsoft Word.


.eps - Um ficheiro Encapsulated PostScript.


.pdf - Formato de documento portátil, desenvolvido pela Adobe Systems, e que permite que qualquer documento formatado seja transferido pela Internet. É possível visualizar estes documentos em qualquer plataforma (Macintosh, OS/2, Unix) através da aplicação Acrobat Reader, disponível gratuitamente.


.ps - Um ficheiro PostScript. Tecnicamente é um tipo de ficheiro ASCII, mas especificamente formatado para impressão em impressoras que possuam interpretador postscript. Estes ficheiros podem ser visualizados com o Photoshop ou com o Ghostscript / Ghostview.


.rtf - Um outro formato de documento formatado. Sigla de Rich Text Format.
Ficheiros binários, comprimidos ou codificados


.arj - Um formato binário comum para ficheiros comprimidos, compatível com quase todos os programas de compressão e descompressão.


.exe - Uma aplicação para DOS ou Windows, eventualmente um programa comprimido e auto-extractível. Para o executar ou descomprimir basta, normalmente, clicar sobre o respectivo nome. Sempre que se fale de ficheiro executável trata-se de um ficheiro com esta extensão.


.gz ou .gzip - Ficheiro comprimido geralmente usado em Unix ou Linux. Deve ser descomprimido com a instrução gunzip.


.zip - Um padrão de compressão comum para o DOS e Windows. Estes ficheiros podem ser descomprimidos, no PC, com o WinZip.


Ficheiros de gráficos
.gif - É um dos formatos de gráficos mais comum na Internet, originalmente desenvolvido pela CompuServe. Significa Graphics Interchange Format e é interpretável por qualquer browser de navegação na Internet, ou editável em qualquer aplicação de edição de imagens. Algumas limitações técnicas (as imagens GIF não podem conter mais de 256 cores) e a concorrência de outros formatos de compressão superiores, como o JPEG, reduziram a popularidade deste formato, mas a sua flexibilidade, especialmente a capacidade de produzir um GIF animado, tornaram-no num formato muito utilizado em ícons e banners que não exigam muita qualidade.


.jpeg - Significa Joint Photographics Expert Group, é um formato de ficheiro de gráficos que se tornou popular pela sua capacidade de transformar grandes imagens em ficheiros de dimensão muito reduzida. É ideal para efectuar transferências de ficheiros da Internet, para fotografias e outras imagens. Trata-se de um formato, pois, capaz de elevada compressão de imagens, mesmo em detrimento de alguma qualidade de resolução. Os ficheiros JPEG têm, por vezes, as extensões JPG, JPE, JFI ou JFIF.


.png - Um formato que combina compressão do jpg com uma maior qualidade da imagem.
.bmp - Um ficheiro de gráficos no formato mapa de bits (bitmap) do Windows. O Internet Explorer consegue visualizar ficheiros bmp num site Web, ao contrário de outros browsers. Constitui, portanto, um erro usar na Web imagens com este formato.


.tiff - Um formato de imagem mais adequado a imagens com detalhe ou alta resolução. Possível de editar em qualquer editor gráfico.


Ficheiros de som
.au - O formato de som mais comum na Web. Possível de interpretar no Windows ou no Macintosh.


.mid - Sigla de Musical Instrument Digital Interface. Os utilizadores da Internet deparam-se frequentemente com ficheiros MIDI como música de fundo de alguns sites Web. Os ficheiros MIDI são bastante populares para esta finalidade por serem muito pequenos. Contrariamente ao que acontece com a maioria dos formatos de ficheiro que contém gravações digitais de música ou som, os ficheiros MIDI assemelham-se mais a uma pauta de música com instruções sobre como tocar. A placa de som toca o ficheiro utilizando os instrumentos que tem disponíveis, de acordo com as instruções do ficheiro.


.mp3 - O formato de ficheiros musicais mais popular na Web, por conseguir música com qualidade CD em ficheiros de tamanho muito reduzido.


.ra - Um ficheiro de audio proprietário conhecido por RealAudio. Desenvolvido pela RealNetworks, permite a audição de sons em tempo real. É adequado, portanto, para audição de estações de rádio e concertos ao vivo pela Internet.


.wav - O formato de som nativo para Windows, sendo que o Macintosh também o consegue interpretar.


Ficheiros de vídeo
.avi - O formato de vídeo standard para Windows. Estes ficheiros necessitam do AVI Video, aplicação já integrada no Windows.


.mov e movie - O formato comum para filmes de QuickTime. Requer o MoviePlayer para Macintosh ou o QuickTime para Windows.


.mpg e .mpeg - Um formato standard para filmes na Internet, utilizando o formato de compressão MPEG.


.qt - Outra extensão que significa tratar-se de um filme de QuickTime.


Outras extensões de ficheiros
As extensões seguintes encontram-se essencialmente em ficheiros do Windows, do computador pessoal.


.bak - Ficheiro de cópia de segurança.

.bat - Ficheiros com comandos do DOS.

.bin - Ficheiros binários.

.c - Programa em linguagem de programação C.

.com - Programa executável.

.dat - Ficheiro de dados.

.dev - Controlador de dispositivo.

.for - Programa em linguagem de programação Fortran.

.hlp - Um ficheiro de ajuda do Windows.

.ini - Ficheiro de arranque duma aplicação Windows.

.lib - Biblioteca de ficheiros compilados.

.lst - Listagem de saídas do compilador.

.obj - Ficheiro de saída do compilador.

.pcx - Imagem do PaintBrush.

.pif - Dados que permitem ao Windows abrir uma aplicação DOS.

.ppt - Ficheiro de PowerPoint. .sys - Controlador de dispositivo.

.tmp - Ficheiro temporário.

.xls - Folha de cálculo do EXCEL.

http://www.eq.uc.pt/~jorge/aulas/internet/ti5-ficheiros.html

Posted on 13:36 by Miguel Ramos and filed under | 1 Comments »

1 comentários:

Lírio disse... @ 30 de março de 2009 às 18:21

porque não tens o link do blog da Sónia ?

Eco-turismo não se recomenda: é preciso queimar neurónio !!! (TRABALHAR !)

Bom trabalho

Postar um comentário